Submissão

Leia atentamente as Condições para Submissão elencadas abaixo para: Fazer nova submissão ou ver suas submissões pendentes.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  • O autor tem consciência de que todos os trabalhos apresentados neste evento estão sujeitos a serem filmados/gravados, visto que não é possível ter o controle de filmagens realizadas por participantes. Além disso, a própria organização do evento poderá realizar gravações e disponibilizar o material para acesso livre.
  • O arquivo de submissão está no formato OpenOffice, Microsoft Word, RTF, ou WordPerfect.
  • Todas as URLs no texto (ex.: http://pkp.sfu.ca) estão ativas e prontas para clicar.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, e não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e os requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na seção "Submissão".
  • Em caso de submissão a uma modalidade com avaliação pelos pares (duplo-cego), os nomes dos autores foram removidos inclusive na bibliografia e notas de rodapé.
  • Em caso de submissão para avaliação pelos pares (duplo-cego), todos os documentos do Microsoft Office (incluindo documentos suplementares) foram salvos usando a opção "Salvar como"; em seguida clicando em Ferramentas (ou Opções no Mac); clicando em Segurança; escolhendo "Remover informações pessoais das propriedades do arquivo ao salvar"; clicando em seguida em Salvar.

Diretrizes para Autores

COMO SUBMETER UM TRABALHO:

1) Se cadastrar no V Congresso IGT de Gestalt-terapia (inscrições por e-mail ou correio não serão aceitas).
2) Criar seu Login e senha
3) Escolher a opção "Fazer nova Submissão"
4) Escolha sua modalidade e faça sua submissão.

NORMAS PARA SUBMISSÃO DE TRABALHO

Diretrizes para Autores
​Em caso de submissão a uma modalidade com avaliação pelos pares (duplo-cego), os nomes dos autores deverão ser removidos inclusive na bibliografia e notas de rodapé.

A aceitação da proposta estará condicionada a avaliação pelo corpo de consultores ad hoc do Congresso. Para cada proposta deverá ser submetido um resumo (conforme orientações acima) em sua forma final, após ter sido cuidadosamente revisada (nome dos proponentes, título dos trabalhos, dados institucionais, dados de contato).

A Comissão Científica poderá alterar a modalidade de apresentação escolhida pelo(s) autor(es), comunicando previamente ao proponente. Serão aceitos trabalhos escritos de acordo com os eixos propostos pelo Congresso na forma de Temas livres, Mesa redonda, Minicurso, Seminário Monográfico, Fórum interativo e Workshop.

1.0 Tema central do evento: Ser Gestalt-terapeuta e os desafios dos tempos atuais

Eixos Temáticos:
Ativismo, movimentos sociais e gestalt-terapia.
- Gestalt-Terapia e as questões raciais
- Gestalt-Terapia e movimento LGBTQIA+
- Gestalt-Terapia e populações originárias
- Gestalt-Terapia e a cultura do cancelamento e a polarização social
- Gestalt-Terapia política e fake news

Impactos da aceleração das mudanças tecnológicas no existir humano
- Virtualização e liquefação das relações
- O corpo e a aceleração do ritmo de vida
- As relações transgeracionais na contemporaneidade
- Redes sociais
- Realidade ampliada
- Realidade virtual
- Inteligência artificial
- Os desenvolvimentos da Gestalt-Terapia e as novas formas de relação
- Para além do 1 a 1: o trabalho com grupos casais e famílias em um mundo em transformação

Sofrimento humano e mudança nos dias de hoje
- Hiperatividade
- Autismo
- Luto
- Bullying
- Suicídio
- Autolesão (automutilação)
- Pós-pandemia e o "novo normal": sofrimento e transformação.

A data limite para o envio de trabalho será 31/07/2023.

1.1 ATIVIDADES
ATENÇÃO: Todos os trabalhos apresentados neste evento estão sujeitos a serem filmados/gravados, visto que não é possível ter o controle de filmagens realizadas por participantes. Além disso, a própria organização do evento poderá realizar gravações e disponibilizar o material para acesso livre.

Os trabalhos poderão ser apresentados por mais de uma pessoa.  Para isso, no ato de inscrever seu trabalho (em submissão), no passo nº 3: "Inserir metadados" adicione os coautores através da opção "Incluir Coautor".

TL - Temas Livres (Comunicação Oral)
Os Temas Livres poderão versar sobre o tema do congresso ou sobre outras áreas de interesse para a audiência do evento. Os temas livres serão em número limitado, conforme a disponibilidade de salas virtuais. Tendo duração de 60 minutos.

Os trabalhos propostos nesta modalidade serão avaliadas em formato duplo-cego

MR – Mesas Redondas
As mesas redondas reunirão três apresentações com enfoques diferentes para um tema de investigação. Serão realizadas por pesquisadores ou profissionais com produção destacada em suas áreas de atuação em nível nacional e/ou internacional a convite da comissão científica e organizadora do evento. As mesas serão coordenadas por um facilitador indicado pela comissão organizadora. São necessários os resumos e artigos dos trabalhos de cada apresentador. A atividade terá duração de 90 minutos. Cada apresentador terá 20 minutos para a sua fala inicial, e os 30 minutos restantes serão utilizados para debate.

Os trabalhos propostos nesta modalidade serão avaliadas em formato duplo-cego

WS - Workshops
Atividades teórico-vivenciais, com duração de 02 (duas) horas.

Os trabalhos propostos nesta modalidade serão avaliadas em formato duplo-cego

MC - Minicursos
Atividade teórica com duração de 2 (duas) horas. O objetivo desta atividade é o de qualificar seus participantes em tema específico, relevante e contemporâneo no escopo dos eixos temáticos propostos pelo Congresso.

Os trabalhos propostos nesta modalidade serão avaliadas em formato duplo-cego

FI - Fóruns Interativos Atividades
Com 1(uma) hora de duração. Podem ter as formas descritas abaixo:
- Apresentação de vídeo seguida de debate.
- Demonstração Clínica seguida de exposição teórica e debate.
- Diálogo: dois profissionais numa interlocução sobre aspectos diferentes de um determinado tema seguida de debate.
- Roda de Conversa: coordenação de um debate aberto diante da proposição de um tema.
- Outras possibilidades não descritas acima serão avaliadas pelos membros da Comissão Científica.

Os trabalhos propostos nesta modalidade serão avaliadas em formato duplo-cego

SM – Seminário
Atividade com 1 (uma) hora de duração, na qual o propositor apresenta uma pesquisa em andamento. Esta é uma oportunidade de troca que objetiva facilitar o desenvolvimento da pesquisa trazendo para a audiência informações recentes.

Os trabalhos propostos nesta modalidade serão avaliadas em formato duplo-cego

APA - ​Apresentações artísticas
​Espaço para apresentação de talentos artísticos de nossa comunidade a partir da plataforma Zoom. Para se inscrever, deverá enviar um resumo descrevendo qual a atividade artística pretende apresentar, qual será o tempo de duração da atividade e como “Documento Suplementar” deverá ser enviado um pequeno vídeo da atividade a ser apresentada.Também poderão ser expostos quadros, esculturas, e outras obras.

Os trabalhos propostos nesta modalidade serão avaliadas em formato duplo-cego

LDL - Lançamento de Livros 
Durante o V Congresso IGT de Gestalt-terapia, serão realizados os lançamentos de livros publicados recentemente. Todos os participantes do evento poderão inscrever livros para lançamento.

Procedimentos:

O lançamento de livros é reservado apenas aos participantes inscritos no evento. Poderão ser submetidos para a avaliação livros publicados nos útilmos 2 anos, com temáticas afins à Gestalt-Terapia ou úteis à prática psicológica.

As inscrições de lançamento deverão conter:

- Título do livro;
- Editora;
- Link para venda do livro ou e-mail de contato para aquisição;
- Nome dos autores;
- E-mail dos autores;
- Data de publicação;
- Imagem da capa digitalizada;
- Breve resumo.

Diretrizes para os(as) Autor(es):
Os(As) autores(as) que tiverem proposta de lançamento aprovada deverão estar presentes no evento para a participação na exposição, na hora determinada pela Organização do mesmo.

A comercialização e envio dos livros é de responsabilidade do(a) autor(a), podendo ele(a) contar com o suporte de Livraria ou Editora, que seja expositora formal do evento.


2.0 NORMAS PARA A ELABORAÇÃO DE TRABALHOS
2.1 Proposta: O título deve ter no máximo 12 palavras. A proposta será aceita na língua portuguesa.

Deverá apresentar o objetivo do trabalho, desenvolvimento da proposta do autor e bibliografia. As regras de citações, referências bibliográficas e quaisquer outras dúvidas deverão seguir as normas da ABNT (​Associação Brasileira de Normas Técnicas).

A proposta poderá ter até quatro laudas (12.000 caracteres) incluíndo as referências bibliográficas. Não serão aceitos gráficos, imagens e notas de rodapé. Consideraremos a lauda com 3.0000 caracteres, com espaço.

Ainda deve incluir:
- Recursos didáticos e/ou recursos tecnológicos a serem utilizados.
- Indicação do nível técnico do público (estudante, profissional iniciante, profissional experiente).

2.2 Resumo: O resumo deve ser encaminhado com versões em português e inglês de acordo com as seguintes especificações: O resumo deverá ter entre 400 e 500 palavras, formato Microsoft Word, Open Office ou RTF, fonte Arial, tamanho 12, espaçamento simples entre linhas, contendo: introdução, objetivos, relevância e articulação com o eixo temático do Congresso, metodologia (quando for caso) e principais conclusões. O resumo não poderá conter tabelas, figuras, imagens, caracteres especiais, notas de rodapé, citações, referências ou os títulos das partes (introdução, objetivos etc.).

2.3 Resumo da Biografia do autor: nesse campo o autor deve colocar seu currículo resumido.

2.4 Palavras-chave: de três a cinco, em letras minúsculas, separadas por ponto e vírgula.

2.5 Quando houver, especificar fonte de financiamento ou agência financiadora para a realização do estudo.

3.0 AVALIAÇÃO DOS TRABALHOS

Os resumos serão submetidos on-line e apreciados pelos membros da Comissão Cientifica do evento e por consultores ad hoc, após a confirmação da inscrição do autor principal pelo setor financeiro do Congresso, podendo ser aceitos ou rejeitados.

Os trabalhos serão avaliados de acordo com os seguintes critérios: (a) Adequação do título ao trabalho; (b) Fundamentação e relevância do estudo; (c) Qualidade gramatical do texto; (d) Objetividade; (e) Adequação do método aos objetivos propostos (se for o caso); e (f) Clareza na apresentação dos resultados e sua discussão (se for o caso).

O resultado da avaliação do(s) trabalho(s) será informado por e-mail ao autor principal a partir do dia 30 de setembro. Em caso de recurso quanto a não aceitação de trabalho(s) este devera ser enviado por e-mail para a Comissão Cientifica (contatos@igt.psc.br), num prazo até 72 horas após o recebimento do resultado;

Caso o trabalho seja reconsiderado, será também comunicado por e-mail ao autor principal, no prazo de uma semana. O participante terá conhecimento do dia/hora de sua apresentação por meio do programa final, que estará disponível na home-Page do evento a partir do dia 1º de outubro de 2023.

Ao(s) resumos dos trabalhos(s) aprovados(s) será garantida a publicação nos Anais do evento.

Lançamento de Livros

Durante o V Congresso IGT de Gestalt-terapia, serão realizados os lançamentos de livros publicados recentemente. Todos os participantes do evento poderão inscrever livros para lançamento.

Procedimentos:

O lançamento de livros é reservado apenas aos participantes inscritos no evento. Poderão ser submetidos para a avaliação livros publicados nos útilmos 2 anos, com temáticas afins à Gestalt-Terapia ou úteis à prática psicológica.

As inscrições de lançamento deverão conter:

- Título do livro;
- Editora;
- Link para venda do livro ou e-mail de contato para aquisição;
- Nome dos autores;
- E-mail dos autores;
- Data de publicação;
- Imagem da capa digitalizada;
- Breve resumo.

Diretrizes para os(as) Autor(es):
Os(As) autores(as) que tiverem proposta de lançamento aprovada deverão estar presentes no evento para a participação na exposição, na hora determinada pela Organização do mesmo.

A comercialização e envio dos livros é de responsabilidade do(a) autor(a), podendo ele(a) contar com o suporte de Livraria ou Editora, que seja expositora formal do evento.

Fazer uma nova submissão para a seção Lançamento de Livros .

Declaração de Direito Autoral

Autores que submetem trabalhos a esta conferência aceitam os seguintes termos:

  1. a) Autores retêm os direitos de autoria do trabalho, enquanto permitem à conferência disponibilizar o trabalho não publicado sob uma licença Creative Commons Attribution License, que permite o livre acesso, uso e divulgação/compartilhamento do trabalho, com indicação de autoria e sua apresentação inicial nesta conferência.
  2. b) Autores são autorizados a abrir mão dos termos da licença Creative Commons e assumir outros arranjos contratuais separados para a distribuição não-exclusiva e subsequente publicação do trabalho (ex.: publicar uma versão revisada em uma revista, armazenar em repositório institucional, ou publicar como capítulo de um livro), com indicação de sua apresentação inicial nesta conferência.
  3. c) Autores são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer tempo antes e após a conferência.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta conferência serão usados exclusivamente para os serviços prestados por este evento, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.