header image

Psicoterapia Imprimir E-mail

 

O que é um processo psicoterapêutico?

É um processo conduzido por especialistas no qual o indivíduo amplia a consciência que tem de si mesmo, aprendendo com seus sintomas e se desenvolvendo como pessoa.

Os seres humanos, desde o seu nascimento, se desenvolvem realizando suas potencialidades na medida em que se descobrem na relação com o outro. Por exemplo, uma criança desenvolve a fala ao se relacionar com outros seres humanos que já a tenham desenvolvido. A natureza fornece a potencialidade, porém essa potencialidade só é realizada conforme o indivíduo vai descobrindo suas possibilidades na troca com o outro e se enriquecendo com suas descobertas. O outro funciona como um espelho no qual a pessoa pode se ver. Este é o processo natural de desenvolvimento humano e o espaço terapêutico é um espaço preparado para facilitar este movimento.


Qual é o objetivo de um processo psicoterapêutico?

Visa facilitar o movimento natural da vida, criar oportunidades para que a pessoa aprenda sobre ela mesma. Os sintomas que geram a necessidade do processo psicoterapêutico tendem a desaparecer a medida em que aprendemos o que eles têm a nos ensinar. Em suma, o objetivo de um processo psicoterapêutico é dar condições para que a pessoa se desenvolva aprendendo sobre ela mesma através de seus sintomas e das trocas estabelecidas neste processo.

Quando se deve procurar uma Psicoterapia?

Quando de alguma forma o indivíduo não está satisfeito com o andamento de sua vida, não está feliz, ou está vivendo algum sofrimento e não consegue superá-lo, nesse contexto um facilitador pode poupar tempo e energia.

Por mais que o indivíduo considere ter um grande autoconhecimento, quando por algum motivo esbarra em situações as quais ele não consegue dar respostas que lhe sejam satisfatórias com os recursos que domina, surge a necessidade de ampliar a consciência a seu próprio respeito.

Psicoterapia individual ou em grupo?

Psicoterapia Individual - A duração de uma sessão de atendimento é de 50 minutos. Nesse tempo terapeuta e cliente buscam juntos aprender sobre como este funciona, a partir do relato de suas experiências de vida e também do que pode ser observado no consultório. Uma vantagem da terapia individual é a maior facilidade de exposição por parte do cliente, o que gera uma grande intimidade.

Psicoterapia em Grupo - A duração de uma sessão de atendimento é de 1 hora e 30 minutos. No grupo o indivíduo interage com outras pessoas em um espaço preparado para facilitar com que ele se perceba neste contato. Isso permite que ele experimente um número riquíssimo de situações onde pode se dar conta de sua maneira de funcionar no contato com o outro. É importante frisar: o que geralmente causa sofrimento ao ser humano está ligado a algo inadequado na maneira como ele funciona na relação com o outro, dessa forma a psicoterapia em grupo se torna uma ótima chance de conhecer e superar as dificuldades que perturbam e causam sofrimento a pessoa humana.

Psicoterapia de casal e família

O relacionamento entre casais e entre membros de uma família tendem a desenvolver padrões rígidos, os quais muitas vezes trazem conseqüências indesejáveis (que se expressam de inúmeras formas). Neste caso a psicoterapia visa facilitar com que os membros do casal ou família ampliem suas consciências em relação a essas estruturas, o que gera naturalmente uma descristalização, facilitando com que os distúrbios ligados a estrutura familiar possam ser superados.

Psicoterapia para crianças e adolescentes

A infância e adolescência são períodos de muitas transformações. O indivíduo constantemente se vê esbarrando com novas situações de vida, tendo que se adaptar a elas. As descobertas acontecem tanto em relação as situações de vida que se apresentam como também em relação as transformações do próprio corpo, que vai vivendo modificações em diversos níveis: morfológico, hormonal, mental, etc.

Na natureza todas as estruturas em seu início de formação apresentam uma maior fragilidade, o que também é verdadeiro em relação ao ser humano. Dessa forma não há porque se estranhar a freqüente necessidade de um facilitador (processo psicoterapêutico) para assegurar o bom andamento do desenvolvimento humano.

Obs: Com muita freqüência os sintomas apresentados pelas crianças e adolescentes são a expressão de distúrbios ligados a estrutura familiar ou parental, nesses casos (a maior parte dos casos) se faz necessário o acompanhamento simultâneo da família.

Como iniciar um processo psicoterapêutico?

Para iniciar um processo terapêutico basta marcar uma entrevista inicial que, em nossos consultórios, é individual e gratuita. Nessa entrevista você terá a chance de tirar suas dúvidas pessoalmente. O psicólogo fará uma avaliação acerca da necessidade ou não de um processo psicoterapêutico.

Temos consultórios na cidade do Rio de Janeiro, nos bairros da Tijuca e Copacabana.  Oferecemos atendimento psicoterápico também nos bairros da Barra da Tijuca, Botafogo, Centro, Ilha do Governador, Madureira, Méier, Sulacap, além de Duque de Caxias, Niterói e Petrópolis.  As consultas podem ser marcadas através dos telefones (0XX21) 2567-1038 ou 2569-2650.

Se você reside em outra cidade nós podemos fornecer indicações para facilitar seu acesso a um processo psicoterapêutico.

 
Busca rápida