EDUCAÇÃO AFETIVA, UMA ESCOLA PARA A VIDA.

Autores

  • Katia de Lessa

Palavras-chave:

ESCOLA PARA A VIDA

Resumo

No contexto atual de nossa sociedade, podemos perceber claramente a existência de uma crise no que se refere aos princípios e valores da moral e da ética, conceitos que vem sendo distorcidos ao longo dos anos, bem como a desestruturação das famílias e suas tentativas de reorganização com os novos arranjos familiares. Este trabalho tem como base uma prática na Creche/ Escola na qual atuo como Psicóloga Escolar, após realizar uma Avaliação Diagnóstica da Instituição, bem como o levantamento das reais necessidades da clientela, no período de setembro à dezembro de 2012, referindo-se ao fato da necessidade da maioria das famílias terem que deixar suas crianças na creche em tempo integral, e nossa implicação e comprometimento de não somente educá-las para a cognição mas, educá-las para a vida e formarmos um bom coração! Já que não nascemos com esses conceitos de ética e de moral e tampouco sobre os sentimentos, temos então que apreender. Trata-se de uma nova metodologia, na qual utilizo como ferramentas, os fundamentos teóricos e técnicas da Gestalt-Terapia e da Arte-Terapia, sendo um trabalho psicopedagógico no qual a prática acontece através da Oficina das Emoções, com encontros semanais nas turmas, cujo material utilizado nas dinâmicas é confeccionado especialmente para cada oficina. A Educação Afetiva está correlacionada ao aprendizado sobre como as primeiras emoções e a descoberta das principais virtudes e potencialidades na criança ( de 0 a 6 anos de idade - período de formação da personalidade), vivenciados não só na família mas, no contexto da creche ou pré-escola, podem influenciar na formação do Caráter e da Inteligência Emocional. A finalidade está em, através da Alfabetização Emocional e da Comunicação Afetiva, trabalhar com o Hemisfério Direito do Cérebro, onde a criança entrará em contato com seu lado criativo, intuitivo e emocional, no qual aprenderão a perceber suas emoções, identificá-las e nomeá-las, buscar as melhores alternativas para expressá-las, encontrar soluções criativas para os conflitos, desenvolver suas virtudes e colocar em prática suas potencialidades; minimizando assim os conflitos e aprendendo a fazer escolhas mais assertivas. Para uma boa adesão do trabalho com as crianças e melhores resultados, tanto os educadores quanto às famílias são integradas ao projeto e recebem orientação e treinamento, através de reuniões, palestras temáticas e workshop. Registro de Direitos Autorais/ 611.049.

Publicado

2015-12-01