Compreendendo a dimensão ética da Gestalt-terapia com base em seus conceitos fundamentais

Autores

  • João Vitor Moreira Maia
  • José Célio Freire

Palavras-chave:

dimensão ética

Resumo

O presente trabalho se desenvolve como fruto do processo dissertativo desenvolvido no Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Ceará, intitulado “Uma Leitura da Dimensão Ética da Gestalt Terapia: um diálogo com Martin Buber e Emmanuel Lévinas”. Intencionamos sinalizar os elementos fundamentais da leitura por nós construída com base nas ideias fundamentais da Abordagem Gestáltica, quando recorremos aos seus principais conceitos e noções. Pretendemos descrever a dimensão ética da Gestalt-terapia presente na noção de homem e de mundo, que trazem implicações para as concepções estabelecidas sobre o processo de saúde/adoecimento e a ideia de clínica subjacente, sempre os apresentando na forma como percebemos estarem presentes nos fundamentos teóricoepistemológicos de nossa abordagem. Entendemos ser necessário compreender a dimensão ética da gestalt terapia com base em seus fundamentos teórico-epistemológicos, na medida em que tais fundamentos orientam a atitude que o terapeuta desta abordagem exerce em seu trabalho de escuta do outro, a forma como se disponibiliza na relação e a responsabilidade que se estabelece nos processos terapêuticos. Acreditamos que um primeiro aspecto que indica a dimensão ética da Gestalt-terapia se faz presente na concepção desenvolvida por Laura Perls, que indica que qualquer prática psicoterápica ou atividade que se faça com as pessoas em um determinado sentido é um ato político, já denotando a perspectiva ético-política presente na Abordagem Gestáltica, o que nos ajuda a tomar consciência do nível de responsabilidade de nossos discursos e práticas, nos exigindo abrir mão de qualquer atitude de pseudoneutralida de. Analisamos que na visão de homem e na visão de mundo, tomadas como entendimentos prévios, inter atuantes e interdependentes, esta condição se radicaliza com o conceito de campo organismo/ambiente, que nos sinaliza a condição de troca ocorrente sem cessar entre o organismo humano e seu ambiente circundante, vinculando a pessoa, em todas as áreas de sua vida, e o mundo, de maneira inextrincável. Correlacionada à concepção de campo organismo/ambiente, destacamos a noção de contato, fronteira de contato, experiência, ajustamento criativo que em nosso entendimento são fiéis à perspectiva de que a compreensão da experiência vivida dos sujeitos só nos é possível se considerarmos sua condição de mútua constituição homem/mundo, o que nos possibilita a ruptura com modelos interessados eminentemente com os processos individuais e intrapsíquicos, geradores de subjetividades individualizadas e alienadas dos processos sociais, culturais e históricos. Apre ndemos que a experiência é essencialmente contato, e na medida em que tanto organismo como o ambiente estão em contínua transformação, todo contato é criativo e dinâmico; sendo o contato reconhecimento da alteridade inexaurível do mundo, awareness da diferença, por meio do qual o crescimento é possível; crescimento entendido como expansão da fronteira de contato, com assimilação da novidade nutritiva e rejeição da novidade tóxica. Destacamos também que a noção de self em Gestalt-terapia se faz caracteristicamente com base em uma condição processual, que retrata nossa contínua qualidade de nos reorganizarmos ou nos descobrirmos em outras e múltiplas facetas, o que implica para o processo terapêutico a facilitação da tomada de consciência e o acolhimento de todas as funções que compõem a situação atual do campo organismo/ambiente. Acreditamos, ainda, que tal concepção de homem e de mundo, se a consideramos fielmente em sua radicalidade, impl ica uma ideia de responsabilidade pelo campo total, pelo si-mesmo tanto quanto pelo outro, o que mobiliza uma visão mais plenamente holística do homem que se desenvolve não apenas como um todo dentro de si mesmo, mas também inseparável de sua comunidade. Neste sentido, tal dimensão ética nos mobiliza ainda para a possibilidade de mobilizar transformações sociais, em que na relação dos sujeitos com a sociedade, consideremos o compromisso destes sujeitos com o social, e com o desenvolvimento de uma vivência verdadeiramente comunitária. Palavra 1: Dimensão ética Palavra 2: Visão de Homem Palavra 3: Visão de Mundo Modalidade de apresentação: Comunicação/ tema livre Área de concentração: Contribuições teóricas

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Publicado

2015-12-01