A relação terapeuta-cliente na abordagem gestáltica<br>The relationship between therapist and client in Gestalt-therapy

Autores

  • Julia Rezende Chaves Bittencourt de Freitas

Palavras-chave:

Gestalt-terapia, Relação terapêutica

Resumo

Pesquisas recentes mostram que os transtornos mentais já são uma das maiores causas de paralisação no trabalho, de afastamento das relações sociais e até de suicídio, causando enormes prejuízos para a vida do sujeito. A psicoterapia, por sua vez, é fundamental para o auto-conhecimento e o crescimento pessoal, sendo uma ferramenta eficaz para desenvolver potencialidades e evitar mecanismos neuróticos. Por isso, cada vez mais, as pessoas estão buscando um tratamento psicoterápico. O objetivo desta pesquisa é estudar mais profundamente a relação entre o terapeuta e o cliente na abordagem gestáltica, uma vez que estudos apontam que essa relação, que envolve empatia, vínculo, confiança, entre outros aspectos, é determinante para o sucesso de qualquer psicoterapia. E a Gestalt-terapia considera a própria relação como sua maior técnica e sua principal ferramenta de trabalho, a qual denomina relação dialógica, sendo ambos afetados um pelo outro, promovendo transformação e crescimento. Para isso, é feita uma reflexão epistemológica das bases filosóficas e teóricas da Gestalt-terapia, procurando relacioná-las com sua metodologia e a atuação do psicólogo no setting terapêutico.

Biografia do Autor

Julia Rezende Chaves Bittencourt de Freitas

Psicóloga clínica, com formação em Psicologia Perinatal e Parental pelo Maternelle, em formação em Gestalt-terapia pelo Dialógico - Núcleo de Gestalt-terapia e cursando especialização em Terapia de Casal e Família pela ATF-Rio, além de ter capacitação em Psicologia Hospitalar. É uma das idealizadoras do Maternar Psi - Núcleo de Atendimento a Mães, Pais, Casais e Famílias. Atende adultos, casais e famílias, além de gestantes, pós-parto, mães e pais em seu consultório na Barra da Tijuca (RJ).

Downloads

Publicado

2016-11-18

Como Citar

Bittencourt de Freitas, J. R. C. (2016). A relação terapeuta-cliente na abordagem gestáltica<br>The relationship between therapist and client in Gestalt-therapy. IGT Na Rede ISSN 1807-2526, 13(24). Recuperado de http://igt.psc.br/ojs3/index.php/IGTnaRede/article/view/493