Produção Gestáltica nas Bases de dados SCIELO e PEPSIC: Revisão Sistemática<br>Gestaltic Production in SCIELO and PEPSIC databases: Systematic Review

Autores

  • Paulo Coelho Castelo Branco Universidade Federal da Bahia
  • Cândida de Oliveira Carpes Universidade Federal da Bahia

Palavras-chave:

Gestalt-Terapia

Resumo

Este artigo objetiva analisar as produções de artigos brasileiros sobre a Gestalt-Terapia e a Abordagem Gestáltica. O método empregado foi a revisão sistemática nas bases do SciELO e do PePSIC. Foram catalogados 73 artigos, publicados de 1997 até 2014, analisados segundo as seguintes categorias: ano, autoria, filiação institucional, periódico, tipo de trabalho e área do conhecimento. Os resultados sugerem que a circulação das produções investigadas tem as seguintes características: constâncias de publicações nos anos de 2004 até 2014; hegemonia de artigos publicados em um periódico; ênfase em produções teóricas; concentração em discussões voltadas para área Clínica; diversos autores produtivos ligados a Universidade de Brasília; região Centro-Oeste como eixo de produção nacional. Conclui-se com a sugestão de exercícios constantes de revisões e outras pesquisas que mapeiem a circulação da Gestalt-Terapia e a Abordagem Gestáltica no Brasil.

Biografia do Autor

Paulo Coelho Castelo Branco, Universidade Federal da Bahia

Professor Adjunto I do Instituto Multidisciplinar em Saúde da Universidade Federal da Bahia. Doutor em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais. Coordenador do Núcleo de Estudos em Psicologia Humanista.

Cândida de Oliveira Carpes, Universidade Federal da Bahia

Psicóloga Graduada pela Universidade Federal da Bahia. Especializanda em Experiência Somática pela Associação Brasileira do Trauma.

Downloads

Publicado

2017-12-13

Como Citar

Castelo Branco, P. C., & Carpes, C. de O. (2017). Produção Gestáltica nas Bases de dados SCIELO e PEPSIC: Revisão Sistemática<br>Gestaltic Production in SCIELO and PEPSIC databases: Systematic Review. IGT Na Rede ISSN 1807-2526, 14(26). Recuperado de http://igt.psc.br/ojs3/index.php/IGTnaRede/article/view/492