Poliamor: da institucionalização da monogamia à revolução sexual de Paul Goodman.<br>Polyamory: the institutionalization of monogamy sexual revolution Paul Goodman.

Autores

  • Tatiane Costa
  • Marcus Cezar Belmino

Palavras-chave:

POLIAMOR, PAUL GOODMAN, MONOGAMIA

Resumo

Poliamor é um termo que designa a possibilidade de estabelecer múltiplas relações afetivo-sexuais de modo concomitante, igualitário e consensual, uma modalidade conjugal que apregoa a primazia do amor não exclusivo e por meio de lógicas institucionalizadas. Este estudo tem como objetivo conhecer os ideais amorosos da atualidade a partir das visões de amor romântico e das distinções entre amor e amizade e entre amor e sexo a que se dispõem os poliamoristas. Usa-se como interlocutor o pensamento de Paul Goodman, um anarquista, crítico literário e teórico do cenário norte-americano dos anos 1960, abordando discussões sobre a natureza humana e a antropologia de Goodman e seus desdobramentos quanto à repressão e revolução sexual. Esta pesquisa foi realizada mediante revisão de literatura em livros, revistas e periódicos de circulação acadêmica. Não pode ser compreendida como um ultimato acerca da temática abordada, ademais agrega contribuições ao estudo frente ao poliamor, ao verificar que as relações afetivo-sexuais desafiadoras da norma monogâmica estão cada vez mais comuns e visíveis, historicamente construídas como alternativa às relações pautadas no mito do amor romântico. Embora ainda haja pouca literatura publicada na área e pesquisas relativas às formas não monogâmicas venham sendo negligenciadas pelos estudos acadêmicos.

Biografia do Autor

Tatiane Costa

Graduada em Psicologia, bolsista do Programa Universidade para Todos, com formação básica em Gestalt-terapia pela Diálogos Clínica Gestáltica e Centro de Desenvolvimento de Pessoas.

Marcus Cezar Belmino

Psicólogo, Mestre em Psicologia pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR) e Doutorando em Filosofia pelo Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Formado em Gestalt-terapia pelo Instituto Gestalt do Ceará. Bolsista CAPES/DS.

Downloads

Publicado

2015-12-29

Como Citar

Costa, T., & Cezar Belmino, M. (2015). Poliamor: da institucionalização da monogamia à revolução sexual de Paul Goodman.<br>Polyamory: the institutionalization of monogamy sexual revolution Paul Goodman. IGT Na Rede ISSN 1807-2526, 12(23). Recuperado de http://igt.psc.br/ojs3/index.php/IGTnaRede/article/view/447