Cuidando da pessoa com câncer: contribuições da Gestalt-Terapia<br><br>Taking care of the person with cancer: Contributions of Gestalt-Therapy

Autores

  • Emily Suelen Antunes de Castro HOSPITAL UNIVERSITÁRIO JOÃO DE BARROS BARRETO - UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
  • Airle Miranda de Souza UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ

Palavras-chave:

Câncer, Gestalt-Terapia, Encontro Dialógico

Resumo

Discutir as contribuições da Abordagem Gestalt-Terapia na assistência ao paciente oncológico. O câncer é uma doença comumente associada à morte, em que a qualidade de vida pode ser pelo estádio da doença, características do tratamento e pelos mecanismos internos que o paciente poderá dispor para o enfretamento e percepção do adoecimento. Trata-se de uma pesquisa teórica, de cunho exploratório, suscitada a partir da revisão da literatura realizada acerca do tema. Constatou-se a importância desta abordagem para a Psico-Oncologia na compreensão de como este fenômeno é experienciado, pois, a percepção do câncer pelo sujeito se dá a partir de suas construções, de seus relacionamentos consigo mesmo e com o outro. O psicólogo pautado neste referencial busca acompanhar, significar e intervir na estruturação do processo de adoecimento, com o intuito de favorecer a re-significação, utilizando para isso uma escuta atenta àquilo que emerge à consciência em sua facticidade, a fim de apreender o significado das experiências vividas pelo paciente, possibilitando que um encontro dialógico possa ocorrer por meio da presença e aceitação genuína do outro.

Biografia do Autor

Emily Suelen Antunes de Castro, HOSPITAL UNIVERSITÁRIO JOÃO DE BARROS BARRETO - UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ

PSICÓLOGA FORMADA PELA UNIVERSIDADE DA AMAZÔNIA EM 2008. INICIOU ATIVIDADES RELACIONADAS À PSICOLOGIA HOSPITALAR DURANTE A GRADUAÇÃO, QUANDO REALIZOU ESTÁGIO CURRICULAR NA FUNDAÇÃO PÚBLICA ESTADUAL HOSPITAL DE CLÍNICAS GASPAR VIANNA. EM 2009, PARTICIPOU DO PROGRAMA DE APERFEIÇOAMENTO PARA PROFISSIONAIS DA SAÚDE DO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO JOÃO DE BARROS BARRETO; E DE 2010 A 2012 CURSOU NO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE DESTE HOSPITAL, RECEBENDO O TÍTULO DE ESPECIALISTA EM ONCOLOGIA.

Airle Miranda de Souza, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ

Possui graduação em Formação de Psicólogo pela União das Escolas Superiores do Pará (1991), mestrado em Saúde Mental pela Universidade Estadual de Campinas (1996) e doutorado em Ciências Médicas- Saúde Mental pela Universidade Estadual de Campinas (2001). Atualmente é Prof. Associado 1 da Universidade Federal do Pará, - área de Psicologia, com ênfase em Intervenção Terapêutica, atuando principalmente nos seguintes temas: processo de luto, intervenções nas crises e emergências. Implantou, no ano de 2004, o Serviço de Plantão Psicológico do Hospital Universitário Betina Ferro Souza - UFPa, sob sua coordenação durante quatro anos. Coordena o Laboratório de Estudos do Luto e Saúde - LAELS do Hospital Universitário João de Barros Barreto/PPGP-UFPa, sendo também supervisora do Estágio de Psicologia da Saúde no referido hospital. Faz parte do corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFPa na Linha de Pesquisa Prevenção e Tratamento Psicológico. Tutor Residência Multiprofissional Saúde HUJBB na área de Oncologia.

Downloads

Publicado

2012-07-22

Como Citar

Antunes de Castro, E. S., & de Souza, A. M. (2012). Cuidando da pessoa com câncer: contribuições da Gestalt-Terapia<br><br>Taking care of the person with cancer: Contributions of Gestalt-Therapy. IGT Na Rede ISSN 1807-2526, 9(16). Recuperado de http://igt.psc.br/ojs3/index.php/IGTnaRede/article/view/324