home conheça institutos eventos publicações associe-se contato
             
  18 junho, 2006 Associação Paulista de Terapia Familiar - Tel.: (11) 3057-2041 - aptf@aptf.org.br  
  LINKS
  Conheça a APTF  
  Estrutura  
  Diretoria  
  Comissões de Trabalho  
  Estatuto  
  ABRATEF  
  Institutos Formadores  
  Encontros Brasileiros  
  Encontros Paulistas  
  Eventos  
  Publicações  
  Rede Paulista  
  Associe-se  
  Fale com a Presidente  
  Contato  
  COMUNICADOS
  Para receber nossos comunicados coloque seu e-mail abaixo.
   
 

INSTITUTOS FORMADORES

FAMILIAE - Formação e Pesquisa em Terapia Sistêmica

 



Rua Napoleão Laureano, 102 Vila Madalena
São Paulo, SP
05445-080
Tel.: (11) 3037-7652
Fax: (11) 3037-7652
mailto:inst.familiae@uol.com.br?Subject=Contato via website APTF


Formação para:
Terapia Familiar Sistêmica.
 
Programa do Curso:
  1° Ano
1.1 Introdução ao Pensamento Sistêmico - 48hs
- Introdução à Complexidade.
- Dois Paradigmas - Mudanças de 1° e 2° Ordem
- Bateson e o Pensamento Sistêmico
- As Conferências Macy e a Revolução Conceitual
- Estudo da Comunicação
- Aprendizagem e Contexto.

1.2 Família como Objeto de Estudo - 48hs
- Família e Sociedade: História e Valores
- Família, Processos e Estrutura: Ciclo de Vida Genograma
Sub-sistema Fraterno
- Família e perdas: Doença Crônica e Morte / Migração / Divórcio
1.3 Constituição do Campo de Terapia Famíliar - 24hs
- A história do Projeto Bateson
- Desdobramentos da Hipótese do Duplo Vínculo
- Contribuições das Distintas Abordagens Sistêmicas.
- A Abordagem Estrutural de Minuchin.
- A Abordagem Sistêmica de Milão

2° Ano

2.1 Teorias e Clínicas Contemporâneas - 60hs
- Processos Reflexivos - Tom Andersen
- Teorias Construtivistas: Maturana vonFoester
- Contribuições Clínicas de Michael White
- Contribuições Clinicas de Carlos Sluzki

2.2 Preparando o Terapeuta Sistêmico - 30hs
- Da Equipe Interventiva à Equipe Reflexiva
- Desenvolvendo a Reflexão.
- Construindo a Equipe Terapêutica.
- Preparando a Equipe Terapêutica.

2.3 Clínica Supervisionada com Vídeo e ER - 30hs

2.4 Supervisão Clínica

3° Ano

3.1 Teorias e Clínicas Contemporâneas - 30hs
- Construcionismo Social: Gergen/Pierce/Shotter
- Contribuições Clínicas do Houston-Galveston Inst.
- Teorias Contemporâneas do Sujeito
- O Sujeito na Teoria do Morin
3.2 Revisão Conceitual: Construtivismo - Construcionismo
3.3 Clínicas Especiais: O casal - 15hs
3.4 Clínica Supervisionada com Vídeo e ER - 60hs
3.5 Supervisão de Clínica - 20hs

4° Ano

4.1 Clínicas Especiais: Famílias com Crianças Pequenas - 15hs
4.2 Orientação de Monografia - 20hs
4.3 Clínica Supervisionada com Vídeo - 60hs
Total de horas: Aulas teóricas - 260hs

Trabalho com a pessoa do Terapeuta - 54hs
- Preparação para o Atendimento - 30hs
- FOT Família de Origem do Terapeuta - 24hs

Clínica Supervisionada - 210hs
- Supervisão de casos - 60hs
- Atendimento com Equipe Reflexiva e Supervisão, na sala de Espelho - 150hs

Total geral - 524(quinhentas e vinte e quatro horas)
 
Cordenador(es):
  Roseli Righetti
 
Corpo Docente:
  - Azair Terezinha Vicente (professora e supervisora) - Psiquiatra, Psicodramatista, Terapeuta Familiar
- Clélia Maria M. Maia (professora e supervisora) - Psicóloga, Psicanalista, Terapeuta Familiar
- Eliana Maria Moreira (professora e supervisora) - Psicóloga, Terapeuta Individual e Familiar
- Helena Maffei Cruz (professora e supervisora) - Socióloga, Psicóloga, Psicanalista, Terapeuta Familiar
- Maria Cecília Barbas (professora e supervisora) - Psicopedagoga, Terapeuta Familiar
- Marília de Freitas Pereira (Professora) - Psicóloga, Psicanalista, Terapeuta Familiar
- Naira I. Morgado (professora e supervisora) - Socióloga, Historiadora, Terapeuta Familiar
- Neyde Bittencourt Araújo (professora e supervisora) - Psicóloga, Psicanalista, Terapeuta Familiar
- Rose Riskallah Nahas (supervisora) - Psicóloga, Psicanalista, Terapeuta Familiar
- Roseli Righetti (professora e supervisora) - Psicóloga Terapeuta Individual e Familiar
- Vania Curi Yazbek (supervisora) - Psicóloga, Terapeuta Individual e Familiar, Mediadora Familiar
- Vera Denize Irani (professora e supervisora) - Psicóloga, Terapeuta Individual e Familiar
 
Duração: 4 anos
Periodicidade: Semanais
Carga Horária: 524 hs
Horas de Supervisão: 210 hs
 
Trabalho do Aluno:
  Como trata-se de um curso de formação o aluno é acompanhado muito de perto no seu percurso desde o seu primeiro dia de aula.
Nossas aulas tem como proposta: construir um conhecimento das teorias e clínicas sobre Terapia Familiar e de exercícios através dos quais os alunos possam refletir e recursivamente fundamentar com a teoria aprendida.
Às vezes é necessário conversas particulares com professores e supervisores. Existe da parte de toda a equipe docente a idéia de incentivar os alunos a um trabalho terapéutico.
     
Monografia:  
  Acreditamos que o TCC deve ser uma reflexão sobre o percurso de cada aluno onde cada um já elejeu nas palavras de Michael White, suas "estórias preferidas sobre terapia e de sua vida como terapeuta". Desta perspectiva, tem como objetivo que o aluno reflita sobre o percurso e conteúdo do curso, elaborando uma articulação teórico - prática.
Nosso curso tem como proposta: o atendimento em duplas, uma postura reflexiva, idéias sobre a constituição do si-mesmo não essencialista e sim relacionais, e a noção de terapia como busca de recursos que forneçam "oportunidades para as pessoas fazerem uma re-autoria de suas vidas e de seus relacionamentos, de acordo com estórias alternativas com resultados preferíveis" (Michael White).
Tanto o nosso pedido trabalho quanto a forma de apresentação e a avaliação pretendem ser coerentes com o acima exposto.
No início do ano letivo, programamos 4 aulas de "Preparação para o TCC".
Nessas aulas, através de reflexões feitas a partir de exercícios e grupos de conversação cada aluno vai construindo uma pergunta que será geradora de seu TCC, que deverá ser uma narrativa que articule teoria e clínica e explicite suas estórias sobre terapia e sobre sua vida como terapeuta, a partir dos conteúdos aprendidos durante o curso. Também nessas aulas eles escolhem o formato (trabalho em dupla, trabalhos coordenados o trabalho individual) e o orientador.
A partir daí, orientador e orientando(s) tem uma agenda de encontros com prazos estabalecidos para entrega do primeiro rascunho, segundo rascunho, etc. até o prazo final da entrega e de apresentação pública.
No meio do processo o trabalho é entregue para um professor - leitor que fará observações de forma a enriquecer o processo.
     
Critério para Conclusão:
  Ter cumprido o mínimo de horas exigidas de aulas, atendimento, supervisão, ter feito o FOT - Família de Origem do Terapeuta e entregar o TCC - Trabalho de Conclusão de Curso.
 
<< Voltar
     
 
home    |    conheça    |    institutos    |    eventos    |    publicações    |    associe-se    |    contato

Associação Paulista de Terapia Familiar © 2004 | Política de Privacidade | Termos de Uso