|
 |
LINKS | |
| |
 |
COMUNICADOS | |
|
|
|
Para receber nossos comunicados coloque seu
e-mail abaixo. |
|
| |
| | | |
|
FAMILIAE - Formação e Pesquisa em
Terapia Sistêmica
Formação para: |
Terapia Familiar Sistêmica.
|
|
|
|
Programa do Curso: |
|
1°
Ano 1.1 Introdução ao Pensamento Sistêmico -
48hs - Introdução à Complexidade. - Dois
Paradigmas - Mudanças de 1° e 2° Ordem -
Bateson e o Pensamento Sistêmico - As
Conferências Macy e a Revolução Conceitual -
Estudo da Comunicação - Aprendizagem e
Contexto.
1.2 Família como Objeto de
Estudo - 48hs - Família e Sociedade: História
e Valores - Família, Processos e Estrutura:
Ciclo de Vida Genograma Sub-sistema
Fraterno - Família e perdas: Doença Crônica e
Morte / Migração / Divórcio 1.3 Constituição
do Campo de Terapia Famíliar - 24hs - A
história do Projeto Bateson - Desdobramentos
da Hipótese do Duplo Vínculo - Contribuições
das Distintas Abordagens Sistêmicas. - A
Abordagem Estrutural de Minuchin. - A
Abordagem Sistêmica de Milão
2°
Ano
2.1 Teorias e Clínicas Contemporâneas
- 60hs - Processos Reflexivos - Tom
Andersen - Teorias Construtivistas: Maturana
vonFoester - Contribuições Clínicas de
Michael White - Contribuições Clinicas de
Carlos Sluzki
2.2 Preparando o Terapeuta
Sistêmico - 30hs - Da Equipe Interventiva à
Equipe Reflexiva - Desenvolvendo a
Reflexão. - Construindo a Equipe
Terapêutica. - Preparando a Equipe
Terapêutica.
2.3 Clínica Supervisionada
com Vídeo e ER - 30hs
2.4 Supervisão
Clínica
3° Ano
3.1 Teorias e
Clínicas Contemporâneas - 30hs -
Construcionismo Social:
Gergen/Pierce/Shotter - Contribuições
Clínicas do Houston-Galveston Inst. - Teorias
Contemporâneas do Sujeito - O Sujeito na
Teoria do Morin 3.2 Revisão Conceitual:
Construtivismo - Construcionismo 3.3 Clínicas
Especiais: O casal - 15hs 3.4 Clínica
Supervisionada com Vídeo e ER - 60hs 3.5
Supervisão de Clínica - 20hs
4°
Ano
4.1 Clínicas Especiais: Famílias com
Crianças Pequenas - 15hs 4.2 Orientação de
Monografia - 20hs 4.3 Clínica Supervisionada
com Vídeo - 60hs Total de horas: Aulas
teóricas - 260hs
Trabalho com a pessoa do
Terapeuta - 54hs - Preparação para o
Atendimento - 30hs - FOT Família de Origem do
Terapeuta - 24hs
Clínica Supervisionada -
210hs - Supervisão de casos - 60hs -
Atendimento com Equipe Reflexiva e Supervisão,
na sala de Espelho - 150hs
Total geral -
524(quinhentas e vinte e quatro
horas) |
|
|
|
Cordenador(es): |
|
|
Roseli Righetti |
|
|
|
Corpo Docente: |
|
|
-
Azair Terezinha Vicente (professora e
supervisora) - Psiquiatra, Psicodramatista,
Terapeuta Familiar - Clélia Maria M. Maia
(professora e supervisora) - Psicóloga,
Psicanalista, Terapeuta Familiar - Eliana
Maria Moreira (professora e supervisora) -
Psicóloga, Terapeuta Individual e Familiar -
Helena Maffei Cruz (professora e supervisora) -
Socióloga, Psicóloga, Psicanalista, Terapeuta
Familiar - Maria Cecília Barbas (professora e
supervisora) - Psicopedagoga, Terapeuta
Familiar - Marília de Freitas Pereira
(Professora) - Psicóloga, Psicanalista,
Terapeuta Familiar - Naira I. Morgado
(professora e supervisora) - Socióloga,
Historiadora, Terapeuta Familiar - Neyde
Bittencourt Araújo (professora e supervisora) -
Psicóloga, Psicanalista, Terapeuta Familiar -
Rose Riskallah Nahas (supervisora) - Psicóloga,
Psicanalista, Terapeuta Familiar - Roseli
Righetti (professora e supervisora) - Psicóloga
Terapeuta Individual e Familiar - Vania Curi
Yazbek (supervisora) - Psicóloga, Terapeuta
Individual e Familiar, Mediadora Familiar -
Vera Denize Irani (professora e supervisora) -
Psicóloga, Terapeuta Individual e
Familiar |
|
|
|
Duração: |
4
anos |
Periodicidade: |
Semanais |
Carga Horária: |
524
hs |
Horas de Supervisão: |
210
hs |
|
|
|
Trabalho do
Aluno: |
|
Como
trata-se de um curso de formação o aluno é
acompanhado muito de perto no seu percurso desde
o seu primeiro dia de aula. Nossas aulas tem
como proposta: construir um conhecimento das
teorias e clínicas sobre Terapia Familiar e de
exercícios através dos quais os alunos possam
refletir e recursivamente fundamentar com a
teoria aprendida. Às vezes é necessário
conversas particulares com professores e
supervisores. Existe da parte de toda a equipe
docente a idéia de incentivar os alunos a um
trabalho terapéutico. |
|
|
|
Monografia: |
|
|
Acreditamos que o TCC deve ser uma
reflexão sobre o percurso de cada aluno onde
cada um já elejeu nas palavras de Michael White,
suas "estórias preferidas sobre terapia e de sua
vida como terapeuta". Desta perspectiva, tem
como objetivo que o aluno reflita sobre o
percurso e conteúdo do curso, elaborando uma
articulação teórico - prática. Nosso curso
tem como proposta: o atendimento em duplas, uma
postura reflexiva, idéias sobre a constituição
do si-mesmo não essencialista e sim relacionais,
e a noção de terapia como busca de recursos que
forneçam "oportunidades para as pessoas fazerem
uma re-autoria de suas vidas e de seus
relacionamentos, de acordo com estórias
alternativas com resultados preferíveis"
(Michael White). Tanto o nosso pedido
trabalho quanto a forma de apresentação e a
avaliação pretendem ser coerentes com o acima
exposto. No início do ano letivo, programamos
4 aulas de "Preparação para o TCC". Nessas
aulas, através de reflexões feitas a partir de
exercícios e grupos de conversação cada aluno
vai construindo uma pergunta que será geradora
de seu TCC, que deverá ser uma narrativa que
articule teoria e clínica e explicite suas
estórias sobre terapia e sobre sua vida como
terapeuta, a partir dos conteúdos aprendidos
durante o curso. Também nessas aulas eles
escolhem o formato (trabalho em dupla, trabalhos
coordenados o trabalho individual) e o
orientador. A partir daí, orientador e
orientando(s) tem uma agenda de encontros com
prazos estabalecidos para entrega do primeiro
rascunho, segundo rascunho, etc. até o prazo
final da entrega e de apresentação
pública. No meio do processo o trabalho é
entregue para um professor - leitor que fará
observações de forma a enriquecer o
processo. |
|
|
|
Critério para
Conclusão: |
|
Ter
cumprido o mínimo de horas exigidas de aulas,
atendimento, supervisão, ter feito o FOT -
Família de Origem do Terapeuta e entregar o TCC
- Trabalho de Conclusão de Curso.
|
|
|
|
<<
Voltar |
|
|
| | |
| | |