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Duração: 30 meses

  E para saber mais...

 Conteúdo programático 

Postura clínica do Gestalt-terapeuta (aspectos fundamentais para a coerência da compreensão do objetivo do processo terapêutico – visão de homem, compreensão de campo, estilos de compreensão e intervenção na relação terapêutica, lugar do psicólogo na relação terapêutica) 
História da gestalt-terapia (no mundo, no Brasil, Terapia de grupo, Terapia de casal e família, Precursores da gestalt-terapia – busca de superação do dualismo no pensamento científico euroamericano) 
Interlocuções filosóficas da Gestalt-terapia (Existencialismo, Existencialismo Dialógico de Martin Buber, Fenomenologia, Humanismo, Filosofias orientais, Pensamento de Nietzche) 
Interlocuções teóricas da Gestalt-terapia (Psicologia da gestalt, Teoria organísmica, Teoria de campo, psicanálise) 
Conceitos teóricos da gestalt-terapia (Contato, Ciclo do contato, Fronteiras de contato, Funções de contato, autorregulação organísmica, homeostase, ajustamento criativo, Boa forma, Polaridades, Teoria paradoxal da mudança, Self, Awareness, Aqui e agora, autossuporte, heterossuporte,)
 Trabalho pessoal do gestalt-terapeuta (workshop) – Aprofundamento das relações do grupo, de autoconhecimento do psicólogo, vivência de experiências que fiquem como exemplos de possibilidades para o trabalho do psicólogo (genograma, recursos lúdicos, trabalhos expressivos, trabalho com vergonha e expressão, Trabalho com sonhos, trabalhos corporais) 
Diagnóstico processual em Gestalt-terapia – (Compreensão diagnóstica fenomenológica, compreensão do conceito de resistência, compreensão dos mecanismos neuróticos, mecanismos de evitação de contato, compreensão diagnóstica de campo) 
Intervenções clínicas do gestalt-terapeuta para atendimentos individuais, de grupo, Casal e família (Experimentos, simulações de atendimentos clínicos, o manejo de fronteiras, intervenções reflexivas, riscos frequentes para o trabalho do gestalt-terapeuta, o trabalho em equipe, o trabalho em coterapia, avaliação técnica das atividades desenvolvidas no workshop) 
Gestalt-terapia e Virtualidade (Atendimento clínico remoto, Cuidados e possibilidades do atendimento remoto, Recursos técnicos para o manejo do atendimento remoto, Aspectos ligados à divulgação do trabalho do psicólogo – uso do Facebook e do Instagram, Uso de recursos do YouTube e suas possibilidades)
Construção do sofrimento humano e possibilidades de intervenção clínica – Transtorno obsessivo compulsivo, Transtorno do Pânico, Aspectos ligados aos impactos do término da relação conjugal e seus impactos na família – Famílias pós divórcio, Guarda compartilhada, famílias recasadas, Distúrbios alimentares, impacto das crises financeiras, impactos da escolha de carreira, Desenvolvimento da sexualidade, relacionamentos afetivos, crenças e escolhas, questões de gênero, estilos de relacionamento conjugal, poliamor, Disfunções sexuais, crises na sexualidade, Luto, perdas, suicídio, perdas bruscas, Traições e ciúmes, Término das relações conjugais,  Psicose, Violência, automutilação, abuso sexual, Drogadicção, Adoção, Segredos e mentiras, Depressão, depressão pós parto.  
Inserção no mercado de trabalho do Gestalt-terapeuta – ética profissional, expressão oral, projeto clínico do gestalt-terapeuta.  
   

Corpo docente  

 Coordenadores e professores :  Marcelo Pinheiro da Silva , Márcia Cristina Estarque Pinheiro da Silva.

 Grupo Formadores:  Ana Carolina Fonseca Bianchi, Fernanda Bertolini,  Juliana Santana da Matta,  Shirley Santos. 
 
 Professores convidados : Ana Carolina Pacheco de Paula Beatriz Sancovschi, Christine Vieira, Guilherme de Carvalho,  Jessé Guimarães Marcus César Belmino, Fabrício Caruso,  Renata Cristian, Tássia Lobato Pinheiro, Tatiana Queiroz.

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