Possibilidades de atuação do Gestalt-terapeuta na psicoterapia de casal a partir da confluência como mecanismo de defesa<br>Possibilities of the Gestalt-therapist acting in couple psychotherapy from the confluence as a defense mechanism

Autores

  • Antônio de Pádua César Freire CUEC - Centro Universitário Estácio do Ceará
  • Deyseane Maria Araújo Lima IPHFC - Instituto de Psicologia Humanista e Fenomenológico do Ceará

Palavras-chave:

Gestalt-terapia, Confluência, Relações Amorosas

Resumo

Este artigo tem como objetivo discutir quais fatores influenciam as relações amorosas a partir da confluência como um mecanismo de defesa sob a perspectiva da Gestalt-terapia. Promove a caracterização das relações amorosas na contemporaneidade, assim como, uma contextualização teórica e prática do gestalt-terapeuta no atendimento a casais. Dispõe como método utilizado, a revisão integrativa em uma pesquisa qualitativa, trazendo como base de dados selecionados, livros acadêmicos relacionados ao tema e artigos científicos publicados em revistas eletrônicas. Os resultados desta pesquisa permitem compreender as particularidades da psicoterapia de casal, assim como, evidencia as relações amorosas a partir do contato por intermédio da confluência. É importante ressaltar que a atuação do psicoterapeuta de casal possui sua relevância na possibilidade de interação e de desenvolvimento saudável de seus participantes.

Biografia do Autor

Antônio de Pádua César Freire, CUEC - Centro Universitário Estácio do Ceará

Graduado em Psicologia pelo Centro Universitário do Ceará. Pós-Graduado sob o Título de Especialista em Docência no Ensino Superior pelo Centro Universitário Barão de Mauá. Graduado em Gestão de Recursos Humanos pelo Centro Universitário Estácio do Ceará.

Deyseane Maria Araújo Lima, IPHFC - Instituto de Psicologia Humanista e Fenomenológico do Ceará

Psicóloga. Formação em arteterapia. Formação em Gestalt-terapia. Formação em gestalt-terapia com crianças e adolescentes. Formação em Gestalt-Terapia com famílias e casais. Especialização em Educação à Distância (SENAC) e Educação Inclusiva (UECE). Mestre em psicologia. Doutora em Educação. Professora da graduação e pós graduação em psicologia.

Downloads

Publicado

2017-12-25

Como Citar

César Freire, A. de P., & Araújo Lima, D. M. (2017). Possibilidades de atuação do Gestalt-terapeuta na psicoterapia de casal a partir da confluência como mecanismo de defesa<br>Possibilities of the Gestalt-therapist acting in couple psychotherapy from the confluence as a defense mechanism. IGT Na Rede ISSN 1807-2526, 14(27). Recuperado de http://igt.psc.br/ojs3/index.php/IGTnaRede/article/view/523