O processo de luto na abordagem gestáltica: contato e afastamento, destruição e assimilação.<br>Mourning process in gestalt approach: contact and removal, destruction and assimilation.

Autores

  • Luiza Eridan Elmiro Martins de Sousa Psicóloga com formação em Gestalt-Terapia pela Universidade Federal do Ceará

Palavras-chave:

Luto, Dor, Gestalt-terapia.

Resumo

Este artigo visa trazer uma reflexão e uma contribuição ao campo da psicologia e áreas correlatas a respeito do processo de luto, tomando como base a perspectiva gestáltica. A metodologia utilizada foi a revisão de literatura, por meio de um estudo do tipo exploratório bibliográfico de obras especializadas a respeito da temática luto e gestalt-terapia, das quais foram estudadas: Bowlby (1985), Worden (1998), Parkes (1998), Freitas (2000), D’Assumpção (2001), Franco (2002) e Fukumitsu (2004) e da Gestalt-terapia: Perls, Hefferline e Goodman (1997), Yontef (1998), Polster & Polster (2001) e Fonseca (1998, 2003). A partir da discussão das ideias dos autores, o artigo mostra significados e sentidos atribuídos ao processo de luto, além dos fatores biopsicossociais que influenciam em sua elaboração. Observou-se que a pessoa com enlutada precisa trabalhar a dor da perda, entrando em contato com ela, manejando-a para que a experiência possa ser assimilada ao self.

Biografia do Autor

Luiza Eridan Elmiro Martins de Sousa, Psicóloga com formação em Gestalt-Terapia pela Universidade Federal do Ceará

Atualmente é psicóloga da Universidade Federal do Ceará, no campus de Quixadá-Ce. Graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará (2005) e Mestra pelo Mestrado Acadêmico em Políticas Públicas e Sociedade na Universidade Estadual do Ceará (2010). Tem experiência na área educacional, clínica e social.

Downloads

Publicado

2016-12-31

Como Citar

Martins de Sousa, L. E. E. (2016). O processo de luto na abordagem gestáltica: contato e afastamento, destruição e assimilação.<br>Mourning process in gestalt approach: contact and removal, destruction and assimilation. IGT Na Rede ISSN 1807-2526, 13(25). Recuperado de http://igt.psc.br/ojs3/index.php/IGTnaRede/article/view/501