Dialogicidade e processo psicoterapêutico em Gestalt Terapia: Um relato de caso clínico.<br>Dialogicity and psychotherapeutic process in Gestalt Therapy: A clinical case report.

Autores

  • Ananias Queiroga Oliveira Filho Universidade São Francisco - Bragança Paulista - campus Itatiba - SP.
  • Braulino Nunes Vasconcelos UNICAMP

Palavras-chave:

gestalt terapia, gadamer, diálogo

Resumo

Relatar um caso clínico, penso eu, é sempre um tarefa árdua tendo em vista, à complexidade e a riqueza de uma vivência tão profunda, que é a de um processo de psicoterapia em Gestalt Terapia (GT). Cabe ressaltar que os relatos de casos clínicos são de grande relevância como maneira ilustrativa e pedagógica de apreensão do desenvolvimento de uma relação em setting terapêutico dentro de uma perspectiva dialógica com base em Gadamer. O objetivo primeiro deste artigo é evidenciar aspectos específicos de um caso, que possam enriquecer o debate e o desenvolvimento da GT em sua prática clínica. Usa-se aqui no relato o nome fictício de Tácita (Deusa romana do silêncio e da virtude), para a cliente atendida. Pode-se perceber, com base no processo psicoterapêutico de Tácita, o diálogo é a via pela qual a palavra ganha sentido na relação psicoterápica, por conseguinte para os participantes (GADAMER, 2004; PERLS, 1980).

Biografia do Autor

Ananias Queiroga Oliveira Filho, Universidade São Francisco - Bragança Paulista - campus Itatiba - SP.

Psicólogo Mestre em Psicologia Cognitiva (UFPE) e Doutorando em Avaliação Psicológica (USF)

Downloads

Publicado

2014-09-18

Como Citar

Oliveira Filho, A. Q., & Vasconcelos, B. N. (2014). Dialogicidade e processo psicoterapêutico em Gestalt Terapia: Um relato de caso clínico.<br>Dialogicity and psychotherapeutic process in Gestalt Therapy: A clinical case report. IGT Na Rede ISSN 1807-2526, 11(20). Recuperado de http://igt.psc.br/ojs3/index.php/IGTnaRede/article/view/417