A clínica da síndrome do pânico.

Autores

  • Marcelo Pinheiro IGT - Instituto de Gestalt-Terapia e Atendimento Familiar

Palavras-chave:

gestalt-terapia, síndrome do pânico, psicoterapia.

Resumo

Neste artigo busco transmitir um pouco do que aprendi, em cerca de quinze anos de prática clínica, com pessoas que vivenciavam a síndrome do pânico. Durante estágio no Hospital Universitário, já em 1988, vários professores ainda não tinham idéia de a que se referia tal conceito. As pessoas chegavam ao consultório com claros sintomas dessa síndrome, sem saber o que estavam vivendo, procurando um nome para essa vivência. Acredito haver relação entre o aumento de incidência deste distúrbio e as características do nosso momento sócio-economico-cultural, envolto em muito estresse e insegurança, isto é, muito medo, especialmente para quem vive nas grandes cidades. A dificuldade de lidar com o medo aparece como uma das expressões da fragilidade individual.

Biografia do Autor

Marcelo Pinheiro, IGT - Instituto de Gestalt-Terapia e Atendimento Familiar

Nascido em 19 de julho de 1966, iniciando a faculdade de psicologia na UERJ em 1986. Em 1989 inicia estágio com Teresinha Mello da Silveira e a seguir, uma Formação em Gestalt-Terapia. Participação ativa no GT-Rio, e de sua comissão de estudos por quatro anos. Fundação do IGT - Institudo de Gestalt-Terapia em agosto de 2002, em parceria com a esposa, a psicóloga Márcia Estarque Pinheiro. Lançam em agosto de 2004 o primeiro número da revista virtual IGT na Rede.

Downloads

Publicado

2004-08-05

Como Citar

Pinheiro, M. (2004). A clínica da síndrome do pânico. IGT Na Rede ISSN 1807-2526, 1(1). Recuperado de http://igt.psc.br/ojs3/index.php/IGTnaRede/article/view/20

Edição

Seção

Artigos