Reflexões acerca da esquizofrenia na abordagem gestáltica<br><br>Reflections about schizophrenia in a gestalt approach

Autores

  • Ludmila Vieira

Palavras-chave:

Gestalt, Saúde mental, Esquizofrenia, Intervenção terapêutica

Resumo

Este artigo é parte do trabalho “Psicopatologia na abordagem gestáltica: reflexões acerca da esquizofrenia”, elaborado para a conclusão do curso de especialização em Gestalt-terapia. O trabalho tem como objetivo compreender os sintomas da esquizofrenia dentro da perspectiva gestáltica, apresentando pontos importantes da teoria e discutindo sobre uma possível conduta terapêutica nesses casos. No artigo será dada ênfase à compreensão diagnóstica e ações terapêuticas na esquizofrenia. Sendo assim, será abordado o Ciclo do Contato proposto por Jorge Ponciano Ribeiro, dentre outros conceitos, permitindo uma compreensão fenomenológica e pertinente à abordagem gestáltica, respeitando a singularidade da vivência esquizofrênica.

Biografia do Autor

Ludmila Vieira

Psicóloga graduada pela Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública (FBDC/EBMSP), Gestalt-terapeuta pelo Instituto de Gestalt-terapia da Bahia (IGTBa), atuação na clínica de adultos e no atendimento a pessoas portadoras de transtornos mentais graves em um CAPS de Salvador/BA.

Downloads

Publicado

2010-06-10

Como Citar

Vieira, L. (2010). Reflexões acerca da esquizofrenia na abordagem gestáltica<br><br>Reflections about schizophrenia in a gestalt approach. IGT Na Rede ISSN 1807-2526, 7(12). Recuperado de http://igt.psc.br/ojs3/index.php/IGTnaRede/article/view/241