Humanização dos cuidados a prestar ao idoso institucionalizado.<br><br>Humanization of the cares to be given to the institutionalized elder.

Autores

  • Vitor Fragoso Universidade Sénior Contemporânea (USC). Portugal

Palavras-chave:

cuidado, cuidadores, idosos, institucionalização.

Resumo

O presente artigo versa sobre os (des)cuidados ao Idoso Institucionalizado em Instituições de Longa Permanência (ILP). Propomo-nos reflectir sobre a necessária humanização das práticas de cuidado ao idoso, assim como sobre a formação dos cuidadores formais e da urgente readaptação da estrutura organizativa das Instituições que prestam cuidados e suporte aos idosos e seus familiares. Abordaremos a dimensão ontológica do cuidado, tendo como referencial os diferentes contextos institucionais, os cuidadores informais, as práticas de cuidado e seus componentes básicos. Apresentamos também orientações práticas no que se refere à promoção da saúde pelo incremento da autonomia do idoso institucionalizado.

Biografia do Autor

Vitor Fragoso, Universidade Sénior Contemporânea (USC). Portugal

Psicólogo graduado pelo Instituto Superior da Maia. Pós-graduado em Terapia Familiar pelo Instituto Superior da Maia/Sociedade Portuguesa de Terapia Familiar. Membro em formaão da Sociedade Portuguesa de Psicologia Clínica (psicoterapia psicodinâmica) Formador Certificado pelo IEFP (Instituto de Emprego e Formação Profissional) Psicólogo em prática clínica no Instituto de Psicologia e Neuropsicologia do Porto- IPNP. Docente na Universidade Sénior Contemporânea (USC). Formador profissional em várias instituiões ligadas à formação profissional (educação, clínica e saúde).

Downloads

Publicado

2008-03-24

Como Citar

Fragoso, V. (2008). Humanização dos cuidados a prestar ao idoso institucionalizado.<br><br>Humanization of the cares to be given to the institutionalized elder. IGT Na Rede ISSN 1807-2526, 5(8). Recuperado de http://igt.psc.br/ojs3/index.php/IGTnaRede/article/view/149