Clínica dos ajustamentos psicóticos: uma proposta a partir da Gestalt-terapia.<br><br>Psychotic adjustment clinic: a Gestalt-Therapy proposal.

Autores

  • Marcos José Müller-Granzotto Universidade Federal de Santa Catarina
  • Rosane Lorena Müller-Granzotto Instituto Müller-Granzotto

Palavras-chave:

Psicose – Ajustamento psicótico – Função Id – Alucinação – Delírio – Identificação

Resumo

O texto que ora propomos não é um artigo científico. Ele tem como base nossa experiência clínica de acompanhamento terapêutico de pessoas que se ajustam psicoticamente e se destina a apresentar reflexões iniciais sobre uma possível leitura dos ajustamentos psicóticos à luz da teoria do self e de suas funções fenomenológicas descritas por Perls, Hefferline e Goodman na obra Gestalt Therapy (1951). Conforme tal obra, a psicose é um tipo de ajustamento criador em que a função de ego opera em proveito da suplência do fundo temporal de vivências que, espontaneamente, a função id não reteve ou não pôde articular como base para os processos de contato. O trabalho de intervenção gestáltica que estabelecemos procurou assegurar, às pessoas terapeuticamente acompanhadas, suporte para a constituição de laços sociais necessários às elaborações alucinatórias e delirantes, na forma das quais essas mesmas pessoas tentavam preencher e articular cada qual seu próprio fundo de excitamentos.

Biografia do Autor

Marcos José Müller-Granzotto, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutor em Filosofia (UFRJ), psicólogo, gestalt-terapeuta de adultos e grupos. Professor do Departamento de Filosofia e dos programas de pós-graduação em Filosofia e Literatura da UFSC. Coordenador do curso de Especialização em Gestalt-terapia no Instituto Müller-Granzotto. Autor do livro "Merleau-Ponty acerca da expressão" - Edipucrs, 2001.Co-autor do livro "Fenomenologia e Gestalt-terapia" - Summus, 2007.

Rosane Lorena Müller-Granzotto, Instituto Müller-Granzotto

Mestre em Filosofia, psicóloga clínica, gestalt-terapeuta há 25 anos, trabalhando especialmente com adultos, casais e grupos. Coordenadora de cursos de especialização em gestalt-terapia há 18 anos. Atualmente dirige o Instituto Müller-Granzotto de Psicologia Clínica Gestáltica em Florianóplis. Co-autora do livro "Fenomenologia e Gestalt-terapia" - Summus, 2007

Downloads

Publicado

2008-03-24

Como Citar

Müller-Granzotto, M. J., & Müller-Granzotto, R. L. (2008). Clínica dos ajustamentos psicóticos: uma proposta a partir da Gestalt-terapia.<br><br>Psychotic adjustment clinic: a Gestalt-Therapy proposal. IGT Na Rede ISSN 1807-2526, 5(8). Recuperado de http://igt.psc.br/ojs3/index.php/IGTnaRede/article/view/147