Estilo gestáltico de intervenção clínica nos ajustamentos neuróticos.<br><br>Gestaltic style of clinical intervention in neurotic adjustments.

Autores

  • Marcos José Müller-Granzotto Universidade Federal de Santa Catarina
  • Rosane Lorena Müller-Granzotto Instituto Gestalten

Palavras-chave:

Ajustamento Neurótico, Inibição Reprimida, Frustação Habilidosa, Experimento, Experiência de Campo

Resumo

Consiste o presente artigo numa leitura sobre o estilo de intervenção que se deixa reconhecer na prática clínica da Gestalt-terapia, tal como esta é caracterizada na literatura de base da abordagem, especialmente no que diz respeito aos ajustamentos neuróticos. Nosso propósito é esclarecer em que sentido a prática clínica é, para a Gestalt-terapia, uma experiência de campo e em que sentido os temas da frustração habilidosa e do suporte comparecem nos contextos em que podemos perceber a presença de um ajustamento neurótico.

Biografia do Autor

Marcos José Müller-Granzotto, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutor em Filosofia (UFRJ), psicólogo, gestalt-terapeuta de adultos e grupos. Professor do Departamento de Filosofia e dos programas de pós-graduação em Filosofia e Literatura da UFSC. Professor do curso de Especialização em Gestalt-terapia no Instituto Gestalten. Autor do livro "Merleau-Ponty acerca da expressão" - Edipucrs, 2001.

Rosane Lorena Müller-Granzotto, Instituto Gestalten

Mestre em filosofia (UFSC), especialista em Ontologia, psicóloga clínica, gestalt-terpeuta de adultos, casais e grupos, coordendora do curso de Especialização em Gestalt-terapia no Instituto Gestalten (SC).

Downloads

Publicado

2007-08-31

Como Citar

Müller-Granzotto, M. J., & Müller-Granzotto, R. L. (2007). Estilo gestáltico de intervenção clínica nos ajustamentos neuróticos.<br><br>Gestaltic style of clinical intervention in neurotic adjustments. IGT Na Rede ISSN 1807-2526, 4(7). Recuperado de http://igt.psc.br/ojs3/index.php/IGTnaRede/article/view/124