Reflexões sobre a postura fenomenológica diante do morrer.<br><br>Reflections of phenomenological posture facing death.

Autores

  • Marina Machado Paulini

Palavras-chave:

Proximidade da morte, Postura frente � morte.

Resumo

O presente estudo compromete-se em reunir informações e detalhes sobre a postura fenomenológica adotada pela equipe assistencial diante do processo de adoecimento e de morte enfrentado por pacientes fora de possibilidades de cura. A maioria deles, portadores de câncer ou aids. Observa-se, num primeiro momento, a necessidade de aprofundar conhecimentos a respeito da Fenomenologia e de como ela contribui para compreendermos melhor essa postura fenomenológica que visa minimizar o sofrimento vivido por eles e proporcionar momentos de maior integração e consciência de si mesmos, através de encontros abertos, pautados no carinho, atenção, reflexão e na disponibilidade. Posteriormente a essa descrição, torna-se importante considerar o contexto hospitalar fragilizante e repleto de significações marcantes no qual esses pacientes se inserem, tendo em vista as suas condições físicas, psíquicas e sociais. As emoções que envolvem o luto antecipatório, as fases finais da vida e a vivência posterior � morte. E por fim, o trabalho enfatiza a importância de pensarmos na humanização do cuidado como forma de disseminar a idéia de que, enquanto membros inseridos na equipe assistencial de saúde, precisamos, indubitavelmente, rever nossa postura não só frente aos pacientes que não terão a vida propriamente dita por muito tempo e buscam viver bem e com qualidade, os dias que lhes restam, mas também em relação aos que cuidam dos fatores externos incluídos nesse momento.

Biografia do Autor

Marina Machado Paulini

Natural de Vitória/ES. Graduada pela Universidade Feredal de Minas Gerais. Psicóloga, especializada em Psicologia Clínica na Abordagem Gestáltica pela Fead - Minas. Trabalha na área da saúde, atualmente numa clínica de tratamento oncológico.

Downloads

Publicado

2007-02-27

Como Citar

Paulini, M. M. (2007). Reflexões sobre a postura fenomenológica diante do morrer.<br><br>Reflections of phenomenological posture facing death. IGT Na Rede ISSN 1807-2526, 4(6). Recuperado de http://igt.psc.br/ojs3/index.php/IGTnaRede/article/view/94

Edição

Seção

Artigos produzidos a partir de monografias