Pensando gestalticamente a contemporaneidade<br><br>Thinking contemporaneity throught the Gestalt-therapy approach

Autores

  • Lauane Baroncelli Nunes UFRJ / Dialógico Núcleo de Gestalt-terapia

Palavras-chave:

contemporaneidade, gestalt-terapia,

Resumo

Este trabalho busca desenvolver uma reflexão sobre o contexto contemporâneo a partir da visão de homem e de mundo subjacente ao paradigma que sustenta a abordagem gestáltica. Inicialmente, o artigo busca focalizar a contribuição que este paradigma, com a complexidade que lhe é inerente, pode oferecer para a compreensão acerca dos problemas do mundo atual. Num segundo momento do artigo, descrevo algumas características fundamentais de nosso tempo, dentre os quais se destaca a ênfase contemporânea nos valores da economia de mercado capitalista, pautada no consumo. A partir disto, busco desenvolver a discussão sobre as implicações destes aspectos para o indivíduo-no-mundo, segundo o olhar da Gestalt-terapia. Como conclusão, ressalto a necessidade de que o psicólogo gestáltico empreenda uma reflexão crítica acerca do contexto em que vivemos na contemporaneidade, resgatando a perspectiva relacional que marca a Gestalt-terapia e concebe o indivíduo-em-relação indicotomizável com o contexto em que se constitui.

Biografia do Autor

Lauane Baroncelli Nunes, UFRJ / Dialógico Núcleo de Gestalt-terapia

Psicóloga pela UFRJ, Mestre em Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social pela UFRJ, Formação em Gestalt-terápia pelo Dialógico, psicoterapeuta, orientadora vocacional, coordenadora de cursos em orientação vocacional na abordagem gestáltica, professora do corpo docente do Dialógico - Núcleo de Gestalt-terapia.

Downloads

Publicado

2008-11-24

Como Citar

Baroncelli Nunes, L. (2008). Pensando gestalticamente a contemporaneidade<br><br>Thinking contemporaneity throught the Gestalt-therapy approach. IGT Na Rede ISSN 1807-2526, 5(9). Recuperado de http://igt.psc.br/ojs3/index.php/IGTnaRede/article/view/194